Agradecimentos

Muito obrigado por participar desta aventura comigo, espero ver você sempre aqui, e estou aguardando as suas criticas, e sugestões.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

PORCONÓBIS DE SABUGOSA



Essa legitima receita mineira foi feita por meu pai, simplesmente maravilhosa de sabor único e a combinação perfeita dos ingredientes, feita no fogão a lenha a receita fica ainda mais saborosa. Segue abaixo a receita.

Ingredientes:

3 Kg de costelinha de porco
3 Linguiças calabresas fatiadas
1 Kg e ½ de lombo
6 Espigas de milho cortadas
11 Dentes de alho triturados
½ pimentão vermelho e ½ pimentão amarelo picadinhos
2 Cebolas pequenas raladas
2 Xícaras de azeite
2 Copos de óleo
2 Xícaras de vinho branco seco
2 Ramos de alecrim
1 Maço de ora-pro-nóbis
1 Xícara de salsinha e cebolinha
2 Litros de caldo de carne (2 tabletes de caldo de carne em 2 litros de água)
1 Colher de sobremesa de páprica doce
2 Colheres de sobremesa de açafrão
1 Pitada de noz-moscada
1 Colher de sobremesa de curry
Pimenta biquinho pra decorar

 
Modo de preparo:

Prepare primeiro o mingau de milho. Solte os grãos das duas espigas, bata no liquidificador com ½ copo de água e coe. Reserve.
Tempere a costela e o lombo com alho e sal a gosto, um pouco de noz-moscada, vinho, alho triturado e alecrim desfolhado.
Deixe marinar na geladeira por, no mínimo, seis horas. Depois, frite a costela e o lombo até dourar.

Enquanto isso, prepare o molho. Ponha o azeite na panela quente, refogue o alho batido até dourar e junte os outros ingredientes, um de cada vez: pimentão vermelho, cebola e pimentão amarelo.
Ponha os temperos: o curry, açafrão, colorau e páprica doce. Misture e acrescente mais um pouco de vinho. Misture e junte o caldo de carne. Use esse caldo para cozinhar o milho. Em 10 minutos, o milho deve estar cozido. É hora de juntar a costela, a lingüiça e o lombo. Ponha o mingau de milho que você preparou antes. Deixe no fogo brando até o caldo engrossar.

Em outra panela, ponha um pouco de azeite e o tempero de alho e sal. Refogue o ora-pro-nóbis. Finalize com cheiro verde e pimenta-biquinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário